terça-feira, 3 de abril de 2012

Fracasso X Realizaçao

Fracasso e realização, duas palavras que definem um estado de alma, um momento ou então uma personalidade. Devo dizer que Fracasso, é tudo aquilo que você aprendeu... Realização é o que você não sabe o que é... Passo a explicar.
Perder em determinado momento ou não conseguir alcançar os objectivos que pré-determinamos não é sinonimo de fracasso. O fracasso vem associado a ilusão e ainda por cima uma má ilusão. (Com tanta coisa para a gente se iludir escolhemos uma má...Impressionante.) Porque na verdade o Fracasso é a ferramenta para se conseguir a realização, não por serem opostos e sim  por complementarem-se.
Mas por que acontece algo connosco muito diferente quando sofremos o fracasso? - paralisação das atitudes e consequente, humilhação pessoal, perda da auto.-estima. Estas são as ilusões geradas a partir do orgulho próprio mal educado. Mas existem outros tantos tipos de orgulho. Exemplo é o orgulho fascinado -  querer, sem se preocupar com os meios. 
Utilizamos geralmente estes dois termos extremos para definir o que somos. Fracassados ou realizados. Mas o o que somos a cada momento é "aprendizado". Uma espécie de meio termos entre os dois. Somos "aprendizado" constante, mesmo que não queiramos. Pergunte-se: "o que sou eu?". Vai ver que a resposta para pergunta, passa de simples à complicada um piscar de olhos, e se não passar é porque tem que fazer de novo essa pergunta. Simples, quando pensamos em racional, sentimental, bípede etc, são várias as respostas que podem surgir, mas tudo se complica, porque nenhuma delas preenche e satisfaz por inteiro o nosso espírito.
Nós fazemos parte do grupo que aprende, isso temos certeza. E não interessa idade, ou história de vida, ou mesmo se aprende rápido ou devagar. Cada momento de vida é "passado, presente e futuro".É um momento no tempo e no espaço que jamais volta a repetir. Actuamos sempre consoante nossos fracassos com meta a nossa realização. A realização plena é ilusão. Contada a semelhança do eterno repouso. O fracasso e a realização compõem um único sentimento, o de viver. O fraco que procura manter a vida e realizar seu objectivo e propósito, que muitas vezes dorme desconhecido.No momento exacto acorda.
Abraham Lincoln, eleito aos 60 anos presidente dos E.U.A. uniu o país e acabou com a escravidão. Mas primeiro aos 31enfrentou o fracasso nos negócios e depois diversos fracassos no congresso...  Thomas Edison realizou 9.999 tentativas para  aperfeiçoar a lâmpada eléctrica...
O que define o que somos é muito mais do que atitude ou pensamentos, é algo mais profundo e desconhecido. Mesmo fracassando por essa vida, saiba que é o fracasso do orgulho próprio (mal educado) que nos coloca para baixo e para pensarmos mal de nós mesmos.

"Não tenho orgulho em mudar porque não tenho orgulho em aprender". Sou um eterno aprendiz...

"Só sei que nada sei"....
O tempo passa, mas os seres humanos são sempre seres humanos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário